Novas regras para veículos blindados no Brasil
- Atualize Auto
- 15 de ago. de 2017
- 1 min de leitura
O Brasil é considerado o líder mundial em frota de carros com blindagem, em relação ao tamanho da população, coloca em vigor a partir de agosto de 2017 as novas regras para blindagem de automóveis. Regras interferem na compra, manutenção e venda de carros blindados.

De acordo com a PORTARIA Nº 55 do Exército Brasileiro proprietários de carros novos blindados, tanto pessoas jurídicas ou físicas, devem entrar com pedido de Certificado de Registro de Blindagem. Antes da nova regra apenas a empresa que blindava tinha a exigência do documento. Veículos já blindados ficam isentos e o documento tem validade de três anos.
Em relação à manutenção, a recuperação de vidros delaminados ou com bolhas está proibida, sendo necessária a troca da peça. O mesmo vale para reautoclavagem. Quaisquer peças danificadas terão de ser substituídas e não mais utilizadas, mesmo havendo reparo. Segundo especialistas, o nível de blindagem mais recomendado é Nível III-A, níveis de proteção balística não sofrem nenhuma alteração.
Outra nova exigência é em relação ao teto solar, que não poderá mais ser aberto. Terá de ser substituído por um vidro fixo com o mesmo nível de proteção dos demais. Todas as empresas de blindagem devem emitir um Termo de Responsabilidade, com toda a descrição dos serviços e produtos contratos pelo cliente, com firma reconhecida. Com isso os donos de carros blindados terão maior clareza em relação ao serviço realizado, técnicas e materiais utilizados.
Com o intuito de haver maior fiscalização e garantia ao setor, as novas regras podem interferir em prazos e valores de compras, mas promete maior tranquilidade para quem compra ou vende automóveis com maior proteção a bordo.
Fonte: Noticias Automotivas
Comments