Polêmico Câmbio Powershift vai dizendo adues ao mercado
- Atualize Auto
- 19 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Após várias reclamações, inclusive intervenção do Procon, Ford decide retirar aos poucos de sua gama o famigerado câmbio Powershift. A novidade que fez sua estreia nos New Fiesta e Novo Ecosport, logo depois nos Focus hatch e sedan, se popularizou no mercado, mas problemas como superaquecimento, vibração excessiva, ruídos e dificuldades nas trocas de marchas fizeram a má fama do câmbio.

Em 2016 foi preciso que o Procon fizesse uma notificação junto a Ford, que decidiu aumentar a cobertura de garantia do câmbio de 3 para 5 anos ou 160 mil km, o que vier primeiro. Juntamente com o processo de substituição do kit de embreagem dos modelos New Fiesta, Ecosport e Focus. Mensalmente cerca de 4 mil clientes fazem essa substituição de forma gratuita. Outra medida foi à extinção do item nos próximos lançamentos.
Existem vários câmbios de dupla embreagem na indústria automotiva, uma das mais famosas é a caixa DSG presente, por exemplo, em alguns carros da Volkswagen. O principio de funcionamento é o mesmo: dois eixos de engrenagens de marchas separadas trabalham em conjunto com duas embreagens, ajustadas eletronicamente. Tem como objetivo reduzir o tempo de troca de marchas, tornando a condução mais suave, econômica e, em algumas configurações, mais esportiva.

Primeiro carro da família Ford a adotar a nova caixa de câmbio foi o Novo Ecosport 2018 (foto acima), que agora possui uma transmissão automática convencional de seis velocidades, com conversor de torque. A tendência é que com os próximos lançamentos o “novo” câmbio vá tomando seu espaço, inclusive no próximo Ford Ka.
E esse processo de mudança não é apenas no Brasil, o mercado mundial onde a Ford atua com esse tipo de câmbio está sendo alterado. Até mesmo porque os problemas dessa transmissão não são exclusivos do nosso mercado. A empresa diz que possui componentes suficientes para a troca do kit de embreagem para atender todo o mercado.
Fonte: Notícias Automotivas
Commentaires