Rampa: pesadelo da primeira CNH
- Atualize Auto
- 19 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Uma das manobras mais complicadas de se fazer na prova da primeira habilitação e também no trânsito diário é a rampa, ou ponto de embreagem. Por conta da falta de prática e do nervosismo, a manobra se tornou um dos principais pontos de reprovação nos testes de volante.

Quando o motorista pega o jeito, a condução passa a ser feita de forma automática, e o carro não desce nem um centímetro se quer. Mas isso requer treino. Algumas dicas práticas são essenciais para tornar a situação algo simples. Existem duas maneiras de fazer a rampa:
PRIMEIRA MANEIRA
Pise no freio e na embreagem até o fundo, com a primeira marcha engatada;
Ainda com o pé no freio, vá tirando lentamente o pé da embreagem, até sentir o carro dar uma leve tremida;
Vá tirando lentamente o pé do freio, mantendo o pé na embreagem na mesma posição anterior;
Acelere de forma gradual e vá tirando o outro pé da embreagem lentamente, até o carro começar a andar.

Em algumas situações não vai ser preciso acelerar, o próprio movimento da embreagem vai fazer com que o carro ande. Já em outros casos a aceleração deve ser feita de forma mais intensa, tudo vai depender do nível de inclinação da rampa.
SEGUNDA MANEIRA
Pise no freio e na embreagem até o fundo, com a primeira marcha engatada:
Puxe o freio de mão e coloque o câmbio em ponto morto, depois tire o pé da embreagem;
Pise novamente na embreagem e engate a primeira marcha, em seguida pise no acelerador;
Mantenha a aceleração do carro e solte lentamente a embreagem até o carro tentar sair, mas por conta do freio de mão puxado não conseguir;
Mantendo a aceleração e o pedal da embreagem na mesma posição anterior, abaixe o freio de mão;
Com o carro em movimento controle a aceleração e tire o pé da embreagem.

Dica do João: A medida dos dois pedais é essencial para fazer uma boa rampa. Acelerar demais pode provocar perda de tração e sair do controle, acelerar de menos faz com que o carro não tenha força suficiente para subir. Se o motorista pisar fundo na embreagem, o carro irá descer; se pisar de menos, o carro irá morrer.
Hoje muitos carros, mesmo com câmbio manual, já têm sistema de auxilio em rampa, que na prática, faz com que o carro não desça, mesmo com o pedal da embreagem sendo totalmente pressionado e o pedal do freio sem pressão nenhuma, dando tempo para o motorista acelerar e então sair da inércia, sem deixar o carro descer.
Comentarios