top of page

Cuidados na hora de abastecer o carro e evitar problemas futuros

  • Foto do escritor: Atualize Auto
    Atualize Auto
  • 27 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Abastecer o carro não é uma função tão simples, além de não ser barato. Alguns aspectos devem ser observados pelo motorista, para que ele não seja prejudicado ou o carro sofra algum dano futuro. Colocar combustível em um posto que esteja cobrando muito abaixo da média é um dos fatores que pode ter consequências, como o mau funcionamento do motor e o consumo excessivo de combustível, características comuns ao abastecer o carro com combustível adulterado.



Para evitar danos ao bolso na hora do reabastecimento, listamos algumas dicas para os motoristas ficarem de olho:



  1. Escolha o posto para abastecer, opte sempre abastecer em lugares de confiança. Evite postos em vias de grande fluxo, como marginais ou em rodovias, para eles a fidelização de clientes não é o foco principal, sendo fácil a adulteração do combustível, já que o motorista provavelmente estará longe quando o carro der problema.

  2. Escolha a melhor opção de combustível, quando seu carro for flex. Lembre-se de que o etanol somente é vantajoso quando a diferença custar 70% do valor da gasolina. Na maioria dos postos a diferença já é fixada na bomba.

  3. Quando possível opte pelo combustível aditivado, pois o uso frequente da gasolina comum pode gerar resíduos nas válvulas, aumentando a emissão de poluentes e o consumo de combustível. Os aditivos limpam o sistema de alimentação do motor, com isso a mistura da gasolina e do ar acontece de forma mais fácil, sem obstáculos, gerando maior rendimento e desempenho do motor.

  4. Faça variações de combustíveis nos carros flex, para que os aspectos positivos de cada combustível ajudem a melhorar o desempenho do automóvel. O etanol, por exemplo, é um ótimo limpador para o motor e a gasolina um ótimo lubrificante. Troque completamente os combustíveis após dez abastecimentos no máximo. Quando feita a troca, rode pelo menos dez quilômetros sem desligar o motor, para que os sistemas entendam que se está usando outro combustível.

  5. Verifique se o combustível que está sendo colocado foi o solicitado. Observe se a bomba está zerada, não é raro frentistas optarem pelo combustível mais caro ou aproveitar o valor abastecido em outro carro, roubando o seu dinheiro.

  6. Evite deixar o nível de combustível abaixo do ¼ do tanque, isso prejudica componentes do carro, como bomba de combustível e faz com que o combustível no tanque evapore mais rápido, devido à quantidade ar lá dentro.

  7. Não se esqueça do compartimento de partida a fria, também presente apenas nos carros flex. Opte por gasolina aditivada, isso ajudará em partidas a frio quando o carro estiver com etanol no tanque. Carros mais modernos já dispensam o reservatório.



Veja agora alguns problemas comuns que o combustível adulterado pode ocasionar em seu veículo. Caso seu carro esteja com alguma destas características, procure uma oficina de sua confiança ou concessionária referenciada.


  • Falhas no funcionamento do motor

  • Instabilidade da marcha lenta

  • Dificuldades ao dar partida

  • Motor engasga ou até mesmo para de funcionar

  • Perda de potência

  • Maior emissão de poluentes

  • Alto consumo de combustível

  • Aumento do depósito de carvão nas velas e válvulas



FONTES: Manual do homem moderno

Comments


SEJA UM PARCEIRO!

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page